terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Réveillon

      Réveillon é conhecida como a festa da passagem de ano (civil). Provavelmente oriunda da França, é festejada por todo o mundo, visto que se trata do calendário universal (gregoriano). O dia 1 de janeiro marca, assim, o primeiro dia do ano e é feriado mundial. No entanto, também tem um significado religioso para muitos portugueses, já que corresponde à Solenidade de Santa Maria (Mãe de Deus). Aliás, corresponde ainda ao Dia Mundial da Paz. Eis as tradições mais comuns para a Passagem de Ano:

      

      1- Passas

      Ao som das doze badaladas que marcam a meia-noite ou da contagem decrescente para o ano vindouro, é comum as pessoas comerem doze passas (1 para cada número), cada uma correspondente a um dos doze desejos para o novo ano. A maioria de nós não consegue formulá-los em tão pouco tempo e acaba por se esquecer do que desejou ao longo do ano, por isso eu aconselho que escrevam numa folha os doze desejos para estarem mais descansados aquando da contagem decrescente e que verifiquem quais é que se realizaram no último dia do ano seguinte. O número está relacionado com os 12 meses que constituem o ano, razão pela qual há quem diga que cada passa é referente a um mês e o seu sabor determina a natureza do mesmo (doce -> positivo / amargo -> negativo).

      2- Barulho

      Sobretudo no sul do país, manda a tradição fazer muito barulho, nomeadamente por meio de panelas e tachos, de modo a afugentar todo o mal e azar que poderiam eventualmente acompanhar-nos ao longo do ano. Outra forma de fazer isso é através do fogo-de-artifício, que conta ainda com muita luz e movimento, pelo que está muito relacionado com certas ideologias pagãs de pureza. Pode ser observado da janela, no parque, na praia e em muitos outros sítios. Um dos mais magníficos cá em Portugal é o da ilha da Madeira.


Madeira, Portugal

      3- Roupa

      Muita gente estreia roupa nova pela Passagem de Ano, quer seja a que lhes foi oferecida no Natal, a que compraram já nos saldos ou outra, o que representa uma nova fase na vida de cada um e um renascer acompanhado de uma mudança de vida. Neste campo, o mais importante está em usar roupa interior nova, de preferência azul. Cada cor tem um significado, mas a mais global é azul e, portanto, a mais adotada no que diz respeito à roupa interior. Exteriormente, o branco é o mais escolhido por estar relacionado com a pureza, paz, bondade,...




      4- Champanhe

      O espumante tem a ver com a vida e a sabedoria segundo a perspetiva cristã. Isso aliado ao facto de ser obtido através das uvas faz com que se façam brindes após a meia-noite com esta bebida em copos de cristal (pureza) ou outros. Mais recentemente, tem vindo a ser adotado pelas crianças, desejosas de se juntarem aos restantes nessa comemoração, o espumante sem álcool, sendo muito conhecido o "Champomy".                      




      5- Companhia

      Tal como na maioria dos festejos, as pessoas juntam-se. Estar com as pessoas que mais gostamos neste momento é algo muito importante. Ao passo que uns preferem estar perto da família em suas casas, há outros que preferem as discotecas com os amigos. À meia-noite, os casais aproveitam também para se beijar, na esperança do amor entre eles existente se manter firme ao longo do ano. Felicitar os amigos e desejar-lhes um bom ano (telefonando, mandando mensagens,...) também é uma boa forma de começar o ano!





      6- Reflexão Individual

      Para além das superstições já abordadas, a maior parte de nós aproveita esta época para fazer um balanço do ano que está prestes a terminar. Pensar se fomos boas pessoas, se aproveitámos o que a vida nos ofereceu, se fomos trabalhadores, se nos divertimos, se os nossos desejos se realizaram, entre outras reflexões que variam conforme a pessoa. Também já virou hábito fazer uma ou mais promessas de Ano Novo, promessas que cada um faz com vista a cumprir. É feito para mais facilmente atingirmos os nossos objetivos ou para nos tornarmos pessoas cada vez melhores e em harmonia connosco e com o que nos rodeia. No final de cada ano, as pessoas aproveitam ainda para ver se realmente cumpriram a promessa em que questão (podem também apontá-la).     



      7- Outros Hábitos

      As formas de passar o ano mais conhecidas juntam-se a tradições regionais e individuais que variam de zona para zona e de pessoa para pessoa. Saltar do sofá ou das cadeiras à meia-noite, passar o ano com dinheiro na mão ou até mesmo dar o primeiro mergulho do ano no mar no dia de Ano Novo são outros hábitos também praticados. Quanto aos mais bizarros e particulares, talvez num próximo ano eu possa vir a falar deles.





      Espero que tenham gostado!! Estou a pensar fazer um post sobre as Janeiras ou sobre o Dia de Reis, por isso estejam atentos e dêem a vossa opinião. Boas entradas!!!!! Feliz Ano Novo e espero que todos as vossas resoluções para este ano de 2015 que se avizinha se tornem realidade!! :) 

      Adeus!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário