quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Aniversários

Olá!!
Antes de mais, queria dizer-vos que vou tentar fazer publicações todas as semanas, pelo menos enquanto as visualizações e afins o compensarem.
Um aniversário é uma comemoração mundial que corresponde à repetição anual (do dia e do mês) de um determinado acontecimento. As origens desta tradição são variadas, mas sobretudo pagãs, pelo que há um enorme leque de costumes associados à mesma. Centremo-nos nos aniversários relacionados com os nascimentos.
Toda a gente gosta de receber uma palavra amiga neste dia especial! Quer seja sob a forma de postal, quer pessoalmente, receber os “Parabéns” é sempre algo muito bom. Também é costume as pessoas mais próximas do aniversariante se juntarem e estarem um bocado com o mesmo (festa de aniversário), mesmo que uns dias depois. O hábito de oferecer presentes, tal como os outros hábitos, estão relacionados com o facto de se desejar um bom ano de vida, longevidade e sorte.
O bolo de aniversário e as velas têm uma grande misticidade e paganismo associados, tendo tido por objetivo afastar os espíritos negativos e trazer a sorte para o aniversariante. Superstições como ter de ser a pessoa em questão a cortar o bolo, ter de o beijar e trincar as velas debaixo da mesa sem que ninguém veja enquanto se pede um desejo são muito praticadas. Há também quem peça dois desejos e, eventualmente, três, tendo em conta o número de dígitos da sua “nova idade”.
Em qualquer evento de aniversário, os balões, chapeuzinhos de aniversário, entre outros elementos festivos estão muito presentes. Muita cor e festa!! A infância é a faixa etária mais aderente a estas práticas, mas isso não significa que esta comemoração esteja limitada à mesma. Aliás, qualquer um deve festejar o seu aniversário da melhor maneira possível, dando graças por tudo de bom que tiveram durante esse ano, celebrando o facto de ser ter passado mais um ano de vida e a chegada de um novo ciclo e desejando que muitos aniversários ainda estejam pela frente.
Todos tentam proporcionar àquela pessoa um bom dia, procurando agradá-la da melhor forma possível. É um dia em que cedem aos nossos fetiches, fazem mais as nossas vontades, estabelecem-se tréguas,…tudo para nos ver felizes!! Não é suposto ser um dia mau ou triste, de forma alguma!!
Outra das formas mais comuns de felicitar o aniversariante é por meio da canção tradicional “Parabéns a Você” (normalmente acompanhada do bolo já referido). A letra varia conforme a região e/ou país, mas a intenção é similar. Eis a versão portuguesa:

Parabéns a você,
Nesta data querida,
Muita(s) felicidade(s),
Muitos anos de vida!

Hoje é dia de festa,
Cantam as nossas almas,
Para o(a) menino(a) [nome],
Uma salva de palmas!


[gritos de alegria]

Tenha tudo de bom do que a vida contém, tenha muita saúde e amigos também!!!

[gritos de alegria]

Hoje o/a [nome] faz anos
Porque Deus assim quis,
O que mais desejamos
É que seja feliz!

[gritos de alegria]

Parabéns para ti! Parabéns para ti! Parabéns para ti! Mas o bolo é p’ra mim!!!
(mais popular entre as crianças)

https://www.youtube.com/watch?v=Wr-G33KsE_M (versão e sotaque brasileiros)

Entre as crianças, também se pode observar uma canção de agradecimento por parte de quem faz anos e recebeu a canção:

Obrigado meus amigos,
Do fundo do coração,
Por me terem cantado
Esta linda canção!

[gritos de alegria]



Publicações relacionadas com este tema surgirão em épocas diferentes de ano para ano, pois o aniversário do blogue é muito próximo de outras festas e esta é uma festividade que varia com a data de nascimento de cada um. Digam o que acharam e deem ideias. Adeus!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário