terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Apresentação do Senhor

Olá!!
Hoje venho falar-vos da festividade litúrgica celebrada anualmente a 2 de fevereiro: Apresentação do Senhor, Candelária, Dia de Nossa Senhora das Candeias ou Purificação da Virgem Maria. Decidi começar já a falar em fevereiro, uma vez que janeiro é um dos meses menos festivos do ano, contrariamente ao seu sucessor.
Este dia tem dois significados. O primeiro relaciona-se com o episódio da infância de Cristo em que Este foi levado ao Templo de Jerusalém para completar o ritual de purificação de Virgem Maria, Sua mãe, razão pela qual corresponde ao Quarto Mistério Gozoso do Santo Rosário e pela qual também a comemoração da purificação de Maria tem lugar neste dia. De acordo com os relatos bíblicos, deve ser festejado 40 dias após o Natal (2 de fevereiro).
A Purificação de Nossa Senhora acaba por ser o acontecimento central do dia e a motivação da maioria das tradições que lhe estão associadas na maioria dos locais, tais como Portugal. Por exemplo, é costume deixar uma lamparina de azeite acesa na noite de 1 para 2 de fevereiro em honra da Virgem e ocorrem diversas procissões e missas acompanhadas de velas nesse mesmo dia.
Há quem acredite cá ainda que o estado do tempo do dia em questão determina o fim do inverno. Isto é, se estiver a chover, o fim do tempo invernoso está para breve mas, caso contrário, este ainda tardará. Também as velas purificadas costumam ser usadas em momentos de tempestade ou outros catastróficos como forma de iluminação e proteção divina. Esta festa termina com o ciclo natalício por completo e com a Semana do Consagrado.
É um dia mais realçado pelos cristãos orientais, embora também não passe despercebido pelos ocidentais.

Obrigado pela atenção e até à próxima publicação!! J

Nenhum comentário:

Postar um comentário